Voga (Socorro - SP)

Atual Cine Cavalieri Orlandi.

Inauguração pública : 24/06/1942
Filme inaugural : "Legião de Heróis" (EUA, 1940), com Gary Cooper.
Fundador : João Della Maggiori Orlandi
Endereço : Rua Dr. Campos Salles, 63 - Centro
Socorro - SP
Em funcionamento ? : Sim
Telefone : (19) 3895.6972
contato@cineorlandi.com.br
www.cineorlandi.com.br
2 salas 

Em 24 de junho de 1942, no prédio construído à Rua Dr. Campos Salles, 63, pelo Sr. João Della Maggiori Orlandi, é inaugurado o cine Voga, com capacidade para 540 espectadores, exibindo o filme “Legião de Heróis”, cuja renda bruta foi doada ao Asilo dos Velhos, naquela época em fase de acabamento.

A administração do cinema continuou sob a responsabilidade do Sr. Antonio Calafiori, sempre com a colaboração dos familiares, em especial os filhos e netos. As sessões às 20 horas aconteciam todos os dias, com filmes inéditos, havendo reprise do filme de domingo às segundas feiras.

A propaganda era feita em tabuletas colocadas em pontos estratégicos da cidade e através de panfletos entregues a domicilio. No inicio da década de 50, surgiram os filmes em Tecnicolor e foram lançados alguns filmes em terceira dimensão, para os quais o espectador usava óculos verde-vermelho fornecidos pela distribuidora, para ter a sensação de participação nas cenas.

Também nesta época, surgiram a Tela Panorâmica, o CinemaScope, os sons de alta fidelidade e estereofônico, melhoramentos que foram introduzidos no cine Voga. A partir dos anos de 1950, de segunda a sexta feira, havia apenas uma sessão às 20 horas, e aos sábados e domingo, duas sessões com inicio as 19 e 21 horas respectivamente.

Em 1961, em homenagem ao seu proprietário, falecido em 14 de outubro de 1960, o cinema passou a se chamar 
Cine Cavaliere Orlandi.

Por problemas e dificuldades encontradas na manutenção, o cinema encerrou suas atividades em 1983, voltando a funcionar em 1996 no mesmo prédio, porém remodelado e renovado, resultado da parceria formada entre a Empresa Cinematográfica São Luís, da capital, o Departamento Municipal de Cultura e os novos locadores Alexandre Canteruccio.

O projeto de remodelação assinado pelo designer Guilherme Salles de Campos, manteve a estrutura externa do prédio, com algumas alterações: nos espaços das janelas (agora fechadas), foram grafitadas cenas de filmes como "O Rei Leão", "...E o Vento Levou", "Titanic" e "Batman", além de personagens bem conhecidos do público, como Charles Chaplin, Zorro, Mazzaropi e Marilyn Monroe. Internamente, também, foram grandes as modificações: as paredes e o piso revestidos com carpete cinza e vermelho, 150 novas poltronas estofadas e cortinas em veludo vermelho, numa convivência harmoniosa com os lampiões da década de 50, permitindo aos saudosistas uma grata lembrança do passado. A bombonière na sala de entrada, o ar condicionado e o sistema de som Dolby Stereo, completaram o ar de modernidade. 

Com o passar dos anos, a venda de ingressos diminuiu bastante, resultando, mais uma vez, no fechamento do cinema.

Em setembro de 2006, os netos do Sr. Della Maggiori Orlandi, com muito empenho e determinação, assumiram a administração do cinema, para a garantia da continuidade da empresa, que se vê constantemente ameaçada, tanto pelo avanço da tecnologia presente nos aparelhos reprodutores de DVD's e Blu-ray's, quanto pelo crescimento da pirataria.

Apesar das dificuldades, os irmãos André, Rina e Regina Orlandi Marchese não desanimam e travam verdadeiras batalhas para manter o cinema em pleno funcionamento. Para tal, investem na modernização dos equipamentos, fazem parcerias com empresas interessadas em apoiar a cultura, efetuam frequentes promoções e exibem os filmes mais recentes. Aos incansáveis irmãos, juntou-se um neto do Sr. Antonio Calafiori, o conhecido Janjão, completando-se assim a tradição das duas famílias, que ao longo de décadas, se mantiveram à frente do cinema em nossa cidade.

Em dezembro de 2012, foram instalados novos equipamentos de som e projeção digital, com tecnologia 3D.


Parte de trás e lateral do cinema

Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.