Em 1910, Augusto Fernandes Leomil inaugurou o Cinema Ideal. Ele funcionou até 1930 e foi o centro de encontro das famílias de Brodowski. Além de filmes mudos, havia saraus dançantes e diversas festas, como os bailes de carnaval. Em 1919, surgiu, por iniciativa de Estanislau Scozzafave, o Cinema dos Aliados, que durou menos de três anos.
Inaugurou-se em 1922, o Cinema União, montado por Scozzafave, Antonio Ferraz Braga e Francisco Malheiros, que funcionou até 1925, quando pertencia a João Zinato, Manoel Gonçalves e Batista Malteca.
Em 1928, surgiu no prédio da Sociedade Dante Alighieri, o cine Glória, vendido e transferido para a Rua Floriano Peixoto em 1934.
Com a exibição do filme "Os Últimos Dias de Pompéia", em 1937, foi inaugurado o cine Paratodos, que projetou em Brodowski os grandes filmes da época. Em 1952, foi criado o cine Santa Amélia.
Foto e texto do livro "Brodowski - Terra de Portinari", da coleção "Conto, canto e encanto com a minha história..." - Editora Noovha América - 2005