Inauguração pública : 01/03/1969
Filme inaugural :
"Bang-Bang à Italiana" (1959), de Roberto Bianchi Montero.
Endereço : Rua Augusta, 962 - Cerqueira César
Projeção : 35 mm. (CinemaScope)
Em funcionamento ? : Não.
Virou estacionamento e, depois, agência bancária.
Elétrico Cineclube (São Paulo - SP)
71º CONVENÇÃO ESTELAR do fã-clube Frota Estelar, atual NOVA FROTA.
Fotos de Miguel Nascimento - 11/12/1993
Marachá (São Paulo - SP)
Inauguração : 07/12/1955
Proprietário: Karnig Bazarian (da colônia armênia)
Endereço : Rua Augusta, 778 - Consolação
Som e projeção : Simplex
CinemaScope e som estereofônico de 4 faixas.
Em funcionamento ? : Não
Proprietário: Karnig Bazarian (da colônia armênia)
Endereço : Rua Augusta, 778 - Consolação
Som e projeção : Simplex
CinemaScope e som estereofônico de 4 faixas.
Em funcionamento ? : Não
Cinespacial (São Paulo - SP)
Inauguração pública : 25/11/1971
Fundador : Adalberto Moura Macedo
Fundador : Adalberto Moura Macedo
Filme inaugural : "Stephane", de Claude Chabrol.
Endereço : Av. São João, 1465 - Bom Retiro
Em funcionamento ? : Não. Virou estacionamento.
Curiosidades :
Sala circular com três telas.
O cinema circular denominado CINESPACIAL tinha três características principais: sala de projeção circular, três telas distintas dispostas em ângulos de 120º e um único projetor, dotado de espelhos e lentes especiais que multiplicavam as imagens de um único filme, projetando-o simultaneamente nas três telas.
O piso era plano e as poltronas, de encosto alto e reclinável.
A platéia era dividida em três setores, cada um com as poltronas voltadas para uma das três telas.
A cabine de projeção ficava suspensa no centro da sala, na mesma altura das telas.
O projeto deste cinema foi criado, em 1967, pelo arquiteto Emílio Guedes Pinto.
Endereço : Av. São João, 1465 - Bom Retiro
Em funcionamento ? : Não. Virou estacionamento.
Curiosidades :
Sala circular com três telas.
O cinema circular denominado CINESPACIAL tinha três características principais: sala de projeção circular, três telas distintas dispostas em ângulos de 120º e um único projetor, dotado de espelhos e lentes especiais que multiplicavam as imagens de um único filme, projetando-o simultaneamente nas três telas.
O piso era plano e as poltronas, de encosto alto e reclinável.
A platéia era dividida em três setores, cada um com as poltronas voltadas para uma das três telas.
A cabine de projeção ficava suspensa no centro da sala, na mesma altura das telas.
O projeto deste cinema foi criado, em 1967, pelo arquiteto Emílio Guedes Pinto.
Conheça o Trabalho de Conclusão de Curso sobre o CINESPACIAL,
por Mariana Guedes Pinto Soares de Jesus e Renata Santos da Silva :
Sant'Ana (Teatro) (Centro) (São Paulo - SP)
LOCAL DE APRESENTAÇÃO DE VÁRIOS TIPOS DE ESPETÁCULOS, INCLUSIVE
EXIBIÇÕES CINEMATOGRÁFICAS.
Inauguração : 25/04/1921
Endereço : Rua 24 de Maio, 77 - Centro
Proprietários : Conde Silvio Álvares Penteado e Armando Álvares Penteado
Em funcionamento ? : Não.
O prédio foi demolido em 1960. Hoje, Galeria 77.
O prédio foi demolido em 1960. Hoje, Galeria 77.
Sant'Anna (Teatro) (São Paulo - SP)
LOCAL DE APRESENTAÇÃO DE VÁRIOS TIPOS DE ESPETÁCULOS, INCLUSIVE EXIBIÇÕES CINEMATOGRÁFICAS.
Exibições com os aparelhos :
Curiosidades :
Inauguração : 26/05/1900
Proprietários : Conde Silvio Álvares Penteado e Armando Álvares Penteado
Endereço : Rua Boa Vista - Sé
Em funcionamento ? : Não. O prédio foi demolido em 1912.
Exibições com os aparelhos :
Fotoveramovil (1902) - Cinematógrafo e Grande Biografo Lumière
(1901) - Cinophon-falante (1902) - Bioscopio Captotricon, de Faragut (1903) -
Cinematografia Raios X (1904) - Novo Cinematógrafo Aperfeiçoado (1905) -
Cinematógrafo de Hervet (1905) - Grande Bioscópio Cinematógrafo Norte-Americano
(1905) - Cinematógrafo Falante (1905) - Cinefatimatógrafo (1905) -
Cinematógrafos Richebourg, Fregoligraph e Pathé (1907) - Cinematógrafos Falante
Candburg e Falante Star Company (1906) - Cinematógrafo da Exposição Nacional
(1908) - Cinematógrafo Colosso (1908)
Curiosidades :
Exibiu as primeiras fitas nacionais fotografadas por Afonso
Segreto, irmão de Pascoal Segreto, isto é, as primeiras exibições do cinema nacional.
Fonte de pesquisa :
Livro "Salões, circos e cinemas de São Paulo", de
Vicente de P. Araújo - Perspectiva - 1981
Paramount (São Paulo - SP)
Cine Theatro Paramount
Inauguração solene : 13/04/1929 (14 e 16h30)
Inauguração pública : 13/04/1929 (19h15 e 21h45)
Programa inaugural :
I - Overture
Orquestra sinfônica, sob a direção do maestro Leo Renard.
II - Apresentação do cinema falado
Saudação (em filme) a Cidade de São Paulo, por Dr. Sebastião Sampaio, cônsul-geral do Brasil em Nova York.
III - Apresentação do cinema sonoro e do cinema sincronizado
Com o filme "Alta Traição", da Paramount Pictures.
Dirigido por Ernest Lubitsch e com os protagonistas Emil Jannings, Florence Vidor, Lewis Stone e Neil Hamilton.
No dia da inauguração do cinema, a Paramount Pictures ofereceu um almoço aos jornalistas de São Paulo, no Salão Vermelho do Esplanada Hotel. Representando a Paramount, os srs. Shauer e Day. Após o almoço, a comitiva seguiu para o cinema para se iniciar a cerimônia de inauguração.
Foi apresentado, pela 1ª vez na América do Sul, o Movietone (cinema falado) e o Vitaphone (cinema com ruídos e sons, sem fala).
Após a inauguração, o Cine-Theatro Paramount exibiu filmes sonoros e mudos da Paramount, United Artists, RKO-Pathé Studios e DeMille Studios.
Endereço : Av. Brigadeiro Luís Antônio, 79 (Atual nº 411) - Bela Vista
Proprietários : Paramount Pictures
Projeto : Engenheiro Arnaldo Maia Lello
Exibidor : Empresa Cinematográfica Serrador
Capacidade : cerca de 1800 lugares (plateia, balcão e frisas)
NOVA FASE COM PREÇOS REDUZIDOS
Reinauguração pública : 15/02/1932
Programa inaugural :
"A Mulher Que Deus Me Deus", com Gary Cooper e Carole Lombard;
"A Sombra da Lei", com William Powell.
Slogan : "O CINEMA DA ELITE COM A MARCA FAVORITA".
NOVA FASE DO CINEMA
Reinauguração pública : 09/03/1949
Filme inaugural : "A Mundana", com Marlene Dietrich e Jean Arthur.
NOVA FASE DO CINEMA, AGORA DIVIDIDO EM 5 SALAS
Reinauguração pública : 29/10/1979
Programa inaugural :
Sala 1- "Sonata de Outono", com Ingrid Bergman e Liv Ullman;
Sala 2 - "Por Que Não?", da francesa Coline Serreau;
Sala 3 - "Os Meninos do Brasil", com Gregory Peck e Laurence Olivier;
Sala 4 - "O Porteiro da Noite", da italiana Liliana Cavani;
Sala 5 - "Pretty Baby - Menina Bonita", com Brooke Shields.
Proprietários : Empresa Cinematográfica Hawai
O projeto de Herman Guettsches conservou a fachada e o hall de entrada do antigo cinema. As cinco salas tinham ar condicionado, poltronas estofadas em plateia inclinada, som perfeito, sanitários exclusivos para cada sala e bebedouros refrigerados. Tinham, também, telas panorâmicas e projetores para exibição de filmes em 35 e 70 mm., com lâmpadas xênon. Um estacionamento para cerca de 400 veículos foi construído sob o prédio.
Capacidade :
Duas salas com 600 lugares cada (antiga plateia) e outras três salas com 216, 200 e 175 lugares.
Em 1993, as duas salas maiores viraram teatro.
Histórico do cinema,
por Orlando Lopes Fassoni (1942-2010) :
O Paramount foi construído por 2 mil contos de réis pelo engenheiro Arnaldo Maia Lello, já falecido, e inaugurado em 13 de abril de 1929. O lugar, lembrou certa vez seu construtor, era o nº 79 "de uma rua de primeira grandeza" e ali, antes, funcionava um velho casarão de madeira que chamavam de Palace Theatro. Adquirido por Horácio Vergueiro Rudge dos herdeiros de Lins e Vasconcelos, o terreno viria a hospedar o primeiro cinema sonoro de toda a América Latina, aberto com enormes filas, com toda a pompa dos anos 20 e com uma plateia de barões do café e senhoras "da mais fina sociedade" com um filme de Ernest Lubitsch, "Alta Traição".
"Ficou estabelecido que não se admitisse discursos durante o ágape. No entanto, foram pronunciados vários, inclusive sete, pelo sr. Day, da Paramount", escrevia, na época, o colunista Rob Pen no Correio Paulistano. E, do filme, dizia: "A sincronização de 'Alta Traição' (The Patriot), com os maravilhosos Emil Jannings, Florence Vidor, Lewis Stone e Neil Hamilton, é uma maravilha verdadeira, que tem empolgado o nosso público, tornando-o imediatamente adepto incondicional do grande portento deste século de surpresas. O cinema com som, que a Paramount apresenta pela primeira vez em toda a América do Sul: o retângulo encantado iluminou-se e pouco depois nele apareceu a sombra do sr. dr. Sebastião Sampaio, operoso cônsul-geral do Brasil em Nova York (documentário especialmente rodado para a ocasião). E o sr. dr. cônsul começou a falar. As palavras saíam claramente dos seus lábios, que a gente via movendo-se na tela".
A cidade, naquela época, possuía apenas doze cinemas que exibiam filmes mudos e três teatros para uma população que ia de 500 a 600 mil habitantes. O Paramount, portanto, revolucionou os espetáculos, oferecendo uma seleção de filmes que ainda hoje levam os saudosistas aos suspiros. Até 1955, funcionou como cinema, com sessões normais diariamente e a novidade de oferecer, aos domingos de manhã, sessões 'zig-zag' para a garotada. Depois de 55, passou a funcionar apenas nos fins de semana e, mais tarde, com a demolição do cine Odeon (na Rua da Consolação), passou a ser também, o local onde, no Carnaval, eram promovidos os movimentados bailes dos artistas, primeiro, e dos enxutos, em seguida, o que obrigava os funcionários a uma atividade exaustiva: tinham de retirar as poltronas, para os bailes carnavalescos e recolocá-las para a exibição de filmes. Em 58, a Toho, produtora e distribuidora japonesa, tentou transformar o Paramount em ponto de encontro da colônia, promovendo ali o lançamento de "O General Nu". A experiência fracassou e a comunidade japonesa ficou mesmo com as pequenas salas da Liberdade, que raramente exibem o melhor do
cinema do Japão.
Assim, mal das pernas, o Paramount ficou limitado a ser apenas teatro. Depois, locado pelo Canal 7, virou estúdio de TV, e quem não se recorda dos grandes e agitados festivais da música popular brasileira, promovidos ali, entre as bandas de Chico Buarque, os ponteios de Edu Lobo, as disparadas de Geraldo Vandré e o violão quebrado e atirado sobre o público naquele famoso momento de explosão de Sérgio Ricardo?
O incêndio de 13 de julho de 1969 matou o suntuoso casarão. A Record transferiu-se para a Rua Augusta e pretendia-se, na Brigadeiro, transformar o local, construído com carinho por Maia Lello, em supermercado. Mas os donos da Cinematográfica Hawai acharam que a recuperação do palacete e sua transformação em salas cinematográficas seriam suficientemente bem recebidas pelo público. E em sete meses mudou tudo numa reforma executada sob as ordens do engenheiro Hermann Guettchens. E o velho Paramount, reconstruído, com salas que comportam de 180 a 620 pessoas, passa a ser, a partir de hoje, não um ponto de encontro dos barões e das damas refinadas, mas dos garotões de blue-jeans que se preocupam menos com a estética das salas ou a beleza dos carpetes e cortinas, e mais com o que, de agora em diante, estará nas telas.
Publicado no jornal Folha de S.Paulo, em 28/10/1979, antes da reinauguração do cinema.
Em funcionamento ? : Não. Virou teatro.
Em 2001, o Grupo Abril, em parceria com o Grupo CIE, subsidiária do grupo mexicano Corporación Interamericana de Entretenimiento, recuperou o velho cinema e o transformou no Teatro Abril. A T4F Entretenimentos, em novembro de 2012, assinou contrato com a multinacional Renault dos direitos de nome do teatro e o espaço foi rebatizado como Teatro Renault.
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O cinema em construção - 06/1928 |
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O cinema em construção - 06/1928 |
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O cinema na etapa final de construção - 1929 |
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Anúncio de inauguração |
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Anúncio de inauguração |
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1972 |
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1979 |
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1982 |
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Teatro Abril |
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Teatro Renault |
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Teatro Renault |
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Hall de entrada do teatro |
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Teatro Renault - 2017 |
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Periódico Acrópole (1938 a 1971)
Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981
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