Marrocos (São Paulo - SP)
Inauguração solene : 24/01/1951
Inauguração pública : 25/01/1951
Aniversário de 397 anos da capital paulista!
Filme inaugural :
"Memórias de um Médico", com Orson Welles e Nancy Guild.
Endereço : Rua Conselheiro Crispiniano, 352 - Centro
Capacidade : cerca de 2000 lugares
A partir de 23/03/1972, salas 1 e 2 (Pullman).
Em funcionamento ? : Não
Inauguração pública : 25/01/1951
Aniversário de 397 anos da capital paulista!
Filme inaugural :
"Memórias de um Médico", com Orson Welles e Nancy Guild.
Endereço : Rua Conselheiro Crispiniano, 352 - Centro
Capacidade : cerca de 2000 lugares
A partir de 23/03/1972, salas 1 e 2 (Pullman).
Em funcionamento ? : Não
Curiosidades :
Era apontado como o cinema mais luxuoso da América do Sul.
Em 1954, ano do IV Centenário da Cidade de São Paulo, o Marrocos é escolhido como sala oficial do Festival Internacional de Cinema.
Em 01/11/2013, um grupo de mais de 400 famílias filiadas ao Movimento dos Sem Teto (MSTS) ocupou o prédio onde funcionava o antigo cine Marrocos e só saiu de lá em 15/10/2016.
Mesmo depois da ocupação, o antigo cine Marrocos ainda possui detalhes originais bem conservados.
Era apontado como o cinema mais luxuoso da América do Sul.
Em 1954, ano do IV Centenário da Cidade de São Paulo, o Marrocos é escolhido como sala oficial do Festival Internacional de Cinema.
Em 01/11/2013, um grupo de mais de 400 famílias filiadas ao Movimento dos Sem Teto (MSTS) ocupou o prédio onde funcionava o antigo cine Marrocos e só saiu de lá em 15/10/2016.
Mesmo depois da ocupação, o antigo cine Marrocos ainda possui detalhes originais bem conservados.
Fotos em preto e branco :
Revista Acrópole, publicação especializada em Arquitetura,
editada em São Paulo entre 1938 e 1971.
Fotos coloridas : Antonio Ricardo Soriano
E AÍ ESTÁ O MONUMENTAL "MARROCOS"!
A inauguração do melhor e mais luxuoso cinema da América do Sul
O que há de notável na casa de espetáculos da Rua Conselheiro Crispiniano - Distinção, conforto, perfeição técnica - A decoração em motivos das "Mil e Uma Noites" - Dois mil lugares, magníficas poltronas recuáveis, ar condicionado - Fonte luminosa, moderno revestimento de espelhos, bar no salão de espera (este, um ponto de reunião da sociedade paulista) - A cabine e sua aparelhagem - O filme de estreia e os "selos" que serão consagrado.
No dia de S. Paulo - quando a cidade-milagre se comovia e se orgulhava com mais uma festa aniversária - foi entregue ao público o majestoso, o monumental MARROCOS, que é o melhor e o mais luxuoso cinema da América do Sul.
Erguendo-se no belíssimo prédio que recentemente se construiu na Rua Conselheiro Crispiniano (proximidades da sede da 2ª R. M.), o MARROCOS é de propriedade, projeto e construção da Construtora Brasília, com engenheiro responsável Nelson Paulo Scuracchio e arquiteto projetista João Bernardes Ribeiro, estando arrendado à Empresa Brasileira de Cinemas, de que são diretores os Srs. Lucidio Calio Ceravolo, veterano e arrojado cinematografista, e Dr. Mauro Pais de Almeida e Sebastião Pais de Almeida.
UM "SLOGAN" QUE NÃO MENTE
Quem visita a magnífica casa de espetáculos se convence inteiramente de que o MARROCOS merece o "slogan" que o anuncia: - "o melhor e mais luxuoso da América do Sul".
Já à entrada impressiona a ampla escadaria de mármore branco que dá acesso ao "hall" de entrada do cinema, guardado por imponentes e aristocráticas colunas também revestidas de mármore e que dão um aspecto cheio de grandiosidade ao conjunto arquitetônico. Do "hall" de entrada atingem-se as bilheterias internas, localizadas de forma a facilitar a compra dos ingressos sem necessidade de apertos e confusão.
FONTE LUMINOSA, BAR E BELO SALÃO PARA REUNIÕES DA SOCIEDADE PAULISTA
Após as bilheterias situa-se um belíssimo átrio, ornamentado com uma fonte luminosa, em permanente funcionamento, o que irá emprestar um aspecto fidalgo e distinto ao ambiente. Desse átrio saem às escadarias que dão acesso aos balcões, enquanto os espectadores da plateia encontram pela frente um amplo e acolhedor salão de espera, capaz de conter grande número de pessoas dentro das maiores exigências de conforto e bem estar. Um espaçoso "bar" localiza-se à esquerda de quem entra, tendo à frente numerosas mesinhas e cadeiras, dispostas a proporcionar agradáveis momentos aos que esperam o início da sessão ou aguardam amigos ou familiares. Será esta uma característica inteiramente inédita em matéria de cinema entre nós e, certamente, virá contribuir para prolongar por agradáveis momentos, os encontros entre amigos e conhecidos nos intervalos das sessões, fazendo do salão de espera do "Marrocos", o ponto de reunião da nossa sociedade.
A decoração do "Marrocos", que esteve a cargo de Jacques Monet e Nizet, revestiu de uma personalidade senhoril e de grande distinção o "hall" de entrada, guarnecido por imponentes espelhos, onde artísticos desenhos irão apresentando os cartazes dos filmes em exibição e por estrear. A mesma guarnição de espelhos reveste o salão de espera, enquanto no átrio, juntamente com a fonte luminosa, encontramos um painel em alto relevo, contando em termos incisivos a história do cinema em suas diversas fases. Os desenhos do piso, de originalidade e concepção extraordinariamente delicadas, são apresentados em bronze e repetidos na mesma disposição, na decoração do teto e nas artísticas cantoneiras dispostas sob os espelhos.
A parte de aplicações, tapeçaria, cortinas e palco estiveram a cargo desse experimentado profissional que é ao mesmo tempo um artista consagrado por excelentes trabalhos que valorizam os mais categorizados cinemas do Brasil - José Maestre.
O EXCEPCIONAL SALÃO DE EXIBIÇÕES - A CABINE - AS POLTRONAS RECUÁVEIS
O salão de exibições do "Marrocos" é de extraordinária amplitude, comportando dois mil espectadores sentados, possuindo poltronas estofadas do novo tipo recuáveis, que dão maior conforto e aproveitam melhor espaço. Possui a maior e mais perfeita instalação de aparelhos projetores de todo o Brasil, SIMPLEX XL, fornecidos por R. Ekerman e dispõe de ar condicionado Carrier, tela de vidro e visibilidade perfeita de todos os seus pontos. A decoração da sala de projeção foi baseada em motivos das lendas árabes das "Mil e Uma Noites", em delicados tons que combinam perfeitamente com o conjunto geral.
O FILME INAUGURAL
O novo e majestoso cinema entregue ao público paulistano apresentou o filme "Memórias de um Médico/Black Magic" (1949), produção executiva de Edward Small, com Orson Welles e Nancy Guild, secundados por Akim Tamirof e Valentinna Cortese, além de grande elenco, com argumento baseado na célebre novela de Alexandre Dumas, em distribuição da United Artists.
Serão lançadores no cine "Marrocos", a França Filmes do Brasil, a United Artists, a Eagle-Lion, a U. C. B. e várias outras. Os lançamentos do "Marrocos" serão alternados semanalmente com as estreias do cine Oasis, simultaneamente com os cines Sabará, Vogue, Jaraguá, Carlos Gomes, Ipiranga, Palácio, Santo Antonio e Pedro I.
Marrocos (São Paulo - SP)
Cabine de projeção :
Fotos da revista Acrópole, publicação especializada em Arquitetura,
editada em São Paulo entre 1938 e 1971.
Marrocos (São Paulo - SP)
O cine Marrocos foi a sede do 1º Festival Internacional de Cinema do Brasil, solenemente inaugurado em 12/02/1954, às 21 horas.
Outras exibições ocorreram no cine Arlequim
e no Museu de Arte Moderna (MAM).
Outras exibições ocorreram no cine Arlequim
e no Museu de Arte Moderna (MAM).
![]() |
Anúncio de 11/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 11/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 11/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 11/02/1954 |
![]() |
Notícia de 12/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 12/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 12/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 12/02/1954 |
![]() |
Anúncio de 12/02/1954 |
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2024
(14)
- ► outubro 2024 (1)
- ► julho 2024 (12)
- ► janeiro 2024 (1)
-
►
2021
(18)
- ► junho 2021 (5)
- ► janeiro 2021 (7)
-
►
2020
(1)
- ► dezembro 2020 (1)
-
►
2019
(22)
- ► janeiro 2019 (22)
-
►
2018
(18)
- ► outubro 2018 (6)
- ► junho 2018 (3)
- ► abril 2018 (6)
- ► janeiro 2018 (3)
-
►
2017
(16)
- ► setembro 2017 (1)
- ► junho 2017 (15)
-
►
2016
(24)
- ► novembro 2016 (1)
- ► agosto 2016 (2)
- ► julho 2016 (1)
- ► junho 2016 (5)
-
►
2015
(152)
- ► novembro 2015 (1)
- ► outubro 2015 (11)
- ► agosto 2015 (7)
- ► julho 2015 (38)
- ► junho 2015 (39)
- ► abril 2015 (33)
- ► março 2015 (1)
- ► fevereiro 2015 (7)
- ► janeiro 2015 (1)
-
►
2014
(258)
- ► dezembro 2014 (32)
- ► novembro 2014 (26)
- ► outubro 2014 (11)
- ► setembro 2014 (26)
- ► agosto 2014 (43)
- ► junho 2014 (37)
- ► abril 2014 (29)
- ► março 2014 (18)
- ► fevereiro 2014 (15)
- ► janeiro 2014 (2)
-
►
2013
(85)
- ► dezembro 2013 (13)
- ► novembro 2013 (10)
- ► outubro 2013 (8)
- ► setembro 2013 (5)
- ► agosto 2013 (27)
- ► junho 2013 (5)
- ► abril 2013 (4)
- ► março 2013 (4)
- ► fevereiro 2013 (6)
- ► janeiro 2013 (3)
-
►
2012
(7)
- ► dezembro 2012 (3)
- ► setembro 2012 (2)
- ► agosto 2012 (1)
- ► janeiro 2012 (1)
-
►
2011
(13)
- ► novembro 2011 (1)
- ► outubro 2011 (1)
- ► agosto 2011 (8)
- ► junho 2011 (1)
- ► março 2011 (1)
-
►
2010
(19)
- ► novembro 2010 (2)
- ► outubro 2010 (1)
- ► setembro 2010 (1)
- ► agosto 2010 (1)
- ► julho 2010 (6)
- ► junho 2010 (1)
- ► abril 2010 (1)
- ► março 2010 (5)
-
►
2009
(123)
- ► dezembro 2009 (1)
- ► novembro 2009 (10)
- ► outubro 2009 (8)
- ► setembro 2009 (23)
- ► agosto 2009 (32)
- ► julho 2009 (1)
- ► junho 2009 (2)
- ► abril 2009 (2)
- ► março 2009 (8)
- ► fevereiro 2009 (4)
- ► janeiro 2009 (1)
-
►
2008
(187)
- ► dezembro 2008 (6)
- ► novembro 2008 (21)
- ► outubro 2008 (7)
- ► setembro 2008 (15)
- ► agosto 2008 (56)
- ► julho 2008 (2)
- ► junho 2008 (7)
- ► abril 2008 (13)
- ► março 2008 (7)
- ► fevereiro 2008 (41)
- ► janeiro 2008 (6)
-
►
2007
(26)
- ► dezembro 2007 (8)
- ► novembro 2007 (1)
- ► setembro 2007 (1)
- ► agosto 2007 (5)
- ► abril 2007 (7)
- ► fevereiro 2007 (2)
- ► janeiro 2007 (2)
-
►
2006
(98)
- ► novembro 2006 (1)
- ► setembro 2006 (4)
- ► junho 2006 (6)
- ► abril 2006 (36)
- ► janeiro 2006 (1)
-
►
2001
(12)
- ► dezembro 2001 (2)
- ► novembro 2001 (2)
- ► outubro 2001 (1)
- ► setembro 2001 (1)
- ► agosto 2001 (1)
- ► julho 2001 (1)
- ► junho 2001 (1)
-
►
2000
(41)
- ► dezembro 2000 (5)
- ► outubro 2000 (3)
- ► setembro 2000 (10)
- ► agosto 2000 (7)
- ► julho 2000 (1)
- ► março 2000 (3)
- ► fevereiro 2000 (6)
ACESSE O BLOG INICIAL
BIBLIOGRAFIA DO BLOG
PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA
1. Arquivos institucionais e privados
Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.
2. Principais publicações
Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.
Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.
Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.
Periódico Acrópole (1938 a 1971)
Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981
Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990
Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos
FONTES DE IMAGEM
Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.
Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.
PRINCIPAIS COLABORADORES
Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.
OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.