Asturias (São Paulo - SP)
Inauguração solene e pública : 22/03/1928
Filme inaugural : "Pirata amoroso", com John Gilbert e Joan Crawford.
Slogan : "O CINEMA DA MODA"
Proprietários : José Nahas, Irmão & Cia. e Riscalla Nahas.
Endereço : Rua Consolação, 469/471 - Consolação
Capacidade : 1012 lugares
Curiosidades :
Possuía plateia, sala de espera e bar. Lançava os filmes da Metro-Goldwyn Mayer. No final dos anos de 1920, a Avenida Paulista teve seu nome alterado para Avenida Carlos de Campos, homenageando o ex-presidente do estado, mas a reação da sociedade fez com que a avenida voltasse a ter o nome com o qual foi criada e é conhecida até os dias de hoje.
Principal fonte de pesquisa :
"Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica na cidade de São Paulo: 1895-1929", de José Inácio de Melo Souza.
Filme inaugural : "Pirata amoroso", com John Gilbert e Joan Crawford.
Slogan : "O CINEMA DA MODA"
Proprietários : José Nahas, Irmão & Cia. e Riscalla Nahas.
Endereço : Rua Consolação, 469/471 - Consolação
Capacidade : 1012 lugares
Curiosidades :
Possuía plateia, sala de espera e bar. Lançava os filmes da Metro-Goldwyn Mayer. No final dos anos de 1920, a Avenida Paulista teve seu nome alterado para Avenida Carlos de Campos, homenageando o ex-presidente do estado, mas a reação da sociedade fez com que a avenida voltasse a ter o nome com o qual foi criada e é conhecida até os dias de hoje.
Principal fonte de pesquisa :
"Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica na cidade de São Paulo: 1895-1929", de José Inácio de Melo Souza.
Safira (São Paulo - SP)
Inauguração : 06/03/1959
Filme inaugural : "Sayonara", com Marlon Brando.
Endereço : Rua do Hipódromo, 1445 - Mooca
Capacidade : cerca de 1900 lugares
Em funcionamento ? : Não
Virou sede de uma empresa de serviços de reparos hidráulicos.
Filme inaugural : "Sayonara", com Marlon Brando.
Endereço : Rua do Hipódromo, 1445 - Mooca
Capacidade : cerca de 1900 lugares
Em funcionamento ? : Não
Virou sede de uma empresa de serviços de reparos hidráulicos.
Boreal (São Bernardo do Campo - SP)
Inauguração : 1950
Fundadores : Geraldo Rosão e Loris B. B. Santarelli
Exibidor (em 1956) :
Empresa Cinematográfica Bartolomeu A. Ferrero
Endereço : Largo São João Batista, 4 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP
Capacidade (em 1956) : 1115 lugares
Em funcionamento ? : Não
Encerrou as atividades em dezembro de 1971.
Em seguida, um supermercado funcionou no local.
Em 1988, o prédio sofreu um incêndio e, logo depois, foi demolido.
Curiosidades :
Em 18/02/1956, foi instalada uma nova tela, para exibição de filmes em CinemaScope.
Fundadores : Geraldo Rosão e Loris B. B. Santarelli
Exibidor (em 1956) :
Empresa Cinematográfica Bartolomeu A. Ferrero
Endereço : Largo São João Batista, 4 - Rudge Ramos
São Bernardo do Campo - SP
Capacidade (em 1956) : 1115 lugares
Em funcionamento ? : Não
Encerrou as atividades em dezembro de 1971.
Em seguida, um supermercado funcionou no local.
Em 1988, o prédio sofreu um incêndio e, logo depois, foi demolido.
Curiosidades :
Em 18/02/1956, foi instalada uma nova tela, para exibição de filmes em CinemaScope.
![]() |
1956 |
![]() |
1956 |
![]() |
O cinema sendo desmontado |
Santa Cruz (Avaré - SP)
Inauguração : 1927
Filme inaugural : "Chang - A Drama of the Wilderness" (1927).
Depois de ampla reforma, reinaugurado em 08/03/1941.
Programa inaugural :
"A Última Confissão" (1939), com Victor McLaglen.
Complemento nacional
"Manobras do Exército Brasileiro no Vale do Paraíba".
Exibidor : Empresa Teatral Peduti
Gerente : Amílcar Montebugnoli
Endereço : Rua Maranhão, 1492 - Centro - Avaré - SP
Capacidade : cerca de 1100 lugares
Em funcionamento ? : Não
Encerrou as atividades em setembro de 1985.
ÁUREOS TEMPOS DO CINE SANTA CRUZ

Filme inaugural : "Chang - A Drama of the Wilderness" (1927).
Depois de ampla reforma, reinaugurado em 08/03/1941.
Programa inaugural :
"A Última Confissão" (1939), com Victor McLaglen.
Complemento nacional
"Manobras do Exército Brasileiro no Vale do Paraíba".
Exibidor : Empresa Teatral Peduti
Gerente : Amílcar Montebugnoli
Endereço : Rua Maranhão, 1492 - Centro - Avaré - SP
Capacidade : cerca de 1100 lugares
Em funcionamento ? : Não
Encerrou as atividades em setembro de 1985.
ÁUREOS TEMPOS DO CINE SANTA CRUZ
Se alguém perguntar no futuro, qual terá sido o
meio de expressão de maior impacto da era moderna, a resposta poderá ser quase
unânime: o cinematógrafo.
Inventado em 1895 pelos irmãos Lumière – primeiro
com finalidade científica -, o cinema revelou-se peça fundamental do imaginário
coletivo do século XX, seja como fonte de entretenimento ou de divulgação
cultural de todos os povos do planeta.
Em Avaré, essa emocionante invenção chegou há pouco
mais de cem anos. Foi em 1908, ainda na época do cinema mudo. Abriu-se aqui a
primeira sala de projeção com o nome de Cine-Theatro
e teve como proprietário, José Alves Valente.
Por iniciativa de Joaquim Alves, quinze anos
depois, em 1923, surgia o Cine Santa Cruz, inaugurado com a exibição
do filme “Chang”, da Paramount
Pictures, distribuidora dos maiores estúdios de cinema de Hollywood.
No lugar, na Rua Maranhão, havia ali uma oficina de
fogos destruída num incêndio e, antes, uma capela com um cruzeiro em frente.
Tudo foi demolido para dar lugar a essa casa de espetáculos e que por essa
razão recebeu o nome de Cine Santa Cruz.
Frequentadíssimo pelo público local, por ser uma
das poucas atividades de lazer, o Cine
Santa Cruz serviu de palco para acontecimentos artísticos de rara
sensibilidade, como o concerto regido pelo maestro Heitor Villa-Lobos, em 1931.
Apogeu
Amplamente reformado no início dos anos 40, o
prédio teve como gerente o músico Amílcar Montebugnoli. Nessa época, a casa
passou a integrar a Empresa Peduti, grande rede de cinemas no interior.
Na tarde de 8 de março de 1941, o padre Celso
Ferreira abençoou as instalações do Cine
Santa Cruz em sua nova fase. Discursaram na inauguração, o interventor
Romeu Bretas e o empresário Emílio Peduti, dono da rede de cinemas e político
influente em Botucatu.
Marcando a solenidade, foi exibido para a plateia
um filme mostrando as manobras do Exército brasileiro no Vale do Paraíba “num tecnicolor belíssimo”, como
assinala reportagem da época. E à noite, em duas sessões, o faroeste “A Última Confissão”, estrelado por Victor
Mac Laglen, Joseph Calleia e Sally Eilers, eletrizou o público.
Nesse período a casa sediava também espetáculos
musicais. O tenor Vicente Celestino se apresentou ali, assim como o violinista
avareense Raul Laranjeiras, ex-presidente da Ordem dos Músicos do Brasil.
O espaço era também aberto a conferências e, uma
das marcantes, teve como protagonista Plínio Salgado, o polêmico líder
integralista. O folclorista Cornélio Pires ali contou histórias, sem falar de
seu parente, o avareense Herculano Pires, escritor espírita mais traduzido no
mundo.
Outra figura notável do cinema brasileiro a marcar
presença no Cine Santa Cruz foi o
comediante Amácio Mazzaroppi, que encarnava o “Jeca Tatu”.
Uma das películas mais vistas na cidade foi o épico
“Ben-Hur”, com Charlton Heston, produção norte-americana de 1959.
Muitos outros filmes atraíram grande público ao Cine Santa Cruz, como o romance "Dio como ti amo", com Gigliola
Cinquetti e Mark Damon, recorde de bilheteria em 1967.
Por seguidas gerações, os cinéfilos tiveram aonde
ir, antes ou depois dos famosos passeios de “footing” que costumavam fazer no
Largo São João. A noite terminava romântica nas inesquecíveis sessões do Cine Santa Cruz. Afinal, muita gente
namorou naquele espaço e depois se casou.
The end?
Os cinemas brasileiros entraram em decadência, em
meados dos anos 80, com o advento do videocassete. Mas já na década de 70, a TV
começa a tomar forma e a conquistar a importância atual, o que vem culminar com
o início do fechamento de várias salas de cinema.
O Cine Santa
Cruz não foi exceção. Melancolicamente, teve suas portas fechadas em
setembro de 1985.
Desde então, aquele nobre espaço artístico, acabou
sendo explorado para outras atividades, em nada comparáveis com a sétima
arte.
Diz uma definição que cinema é essencialmente luz,
graças aos seus projetados feixes luminosos. Quem não gosta de luz? Temos todos,
fascínio natural pelo que brilha, cintila, resplandece.
Em doces memórias, o velho Cine Santa Cruz não pode e nem merece continuar fechado, mas sim
reaberto para ser transformado num perene palácio das nossas artes.
Produtor de emoções, esse templo, essencialmente
artístico, precisa ser revitalizado e historicamente preservado, já que as suas
paredes ainda retém tantas emoções humanas. Emoções a serem ainda projetadas em
outras histórias de ação, paixão, amores, guerras, reviravoltas de destinos,
mundos fictícios, tudo desfilando na tela ou no palco para a nossa alegria.
* Do livro
"Avaré em memória viva", de Gesiel Júnior, Ed. Gril,
2011.
![]() |
2011 |
![]() |
2011 |

CINE SANTA CRUZ VAI VIRAR UMA GRANDE LOJA
30/12/2016 - Um dos mais representativos bens culturais da
cidade – o antigo Cine Santa Cruz –
logo vai se tornar uma grande casa comercial. Embora o prédio tenha sido
tombado pelo patrimônio histórico municipal há 7 anos, em novembro de 2009, por
decreto do então prefeito Rogélio Barcheti, o imóvel vem sendo completamente
reformado nos últimos meses.
Nenhum dos membros do Conselho Municipal de Defesa
do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephaac) soube explicar quem
autorizou as obras. No Paço Municipal, ninguém toca no assunto, mas a
reportagem do jornal O Victoriano
apurou que Barcheti teria revogado a medida, o que viabilizou a alteração do
prédio, uma das referências culturais da cidade.
Entre os anos de 2010 e 2012, o antigo Cine Santa Cruz foi alugado pela
Prefeitura, que nele instalou o “Palácio das Artes”, sendo sede administrativa
da Secretaria da Cultura. Suas instalações também serviram para a promoção de
muitos eventos artísticos.
Devolvido ao proprietário em fevereiro de 2012,
como a Prefeitura devia os aluguéis do período, fontes do Paço garantiram que
Barcheti teria negociado a quitação do débito promovendo o “destombamento” do
imóvel.
Descaracterização – A reportagem do
jornal esteve nas instalações do velho cinema e observou que o imóvel já teve o
seu interior completamente descaracterizado.
Ouvido, o encarregado das obras repetiu a versão
que corre nos bastidores da Prefeitura: a de que Barcheti, para resolver a
cobrança judicial movida pelo atual dono do imóvel, rasgou o documento em que
antes havia protegido aquele bem cultural.
A reportagem tentou ouvir o ex-prefeito sobre o
assunto, mas o mesmo não respondeu às ligações.
Entre os anos 1920 e 1980, o Cine Santa Cruz não só apresentava o melhor do cinema para o
público local, como também sediava grandes espetáculos. Em seu palco, além de
palestra com o integralista Plínio Marcos, houve concerto do maestro Heitor
Villa-Lobos e espetáculos de Mazzaroppi.
Potiguaras (Tupã - SP)
Endereço : Rua Potiguaras, 330 - Centro
Tupã - SP
Antigos proprietários : Família Peduti
Capacidade : cerca de 1200 lugares
Em funcionamento ? : Não. Hoje, Igreja Batista de Tupã.
Tupã - SP
Antigos proprietários : Família Peduti
Capacidade : cerca de 1200 lugares
Em funcionamento ? : Não. Hoje, Igreja Batista de Tupã.
![]() |
1966/1967 - Foto: Carlos Ferreira Damião |
![]() |
1977 |
![]() |
Foto do site da Igreja Batista de Tupã |
![]() |
Foto do site da Igreja Batista de Tupã |
![]() |
Foto do site da Igreja Batista de Tupã |
Coronel Raymundo (Santana de Parnaíba - SP)
Cine Teatro Coronel Raymundo
Inauguração : Maio/1920
Endereço : Rua Suzana Dias, 300 - Centro Histórico
Santana de Parnaíba - SP
Em funcionamento ? : Sim. Espaço cultural mantido pela prefeitura.
Histórico :
O Cine Teatro Coronel Raymundo, conhecido também como Cine Parnahyba ou Parnahyba Cinema, foi responsável pelo lazer e
pela formação cultural de várias gerações de parnaibanos. A sua criação está
ligada a um grupo de teatro amador que, em 1891, fundou a Sociedade Benemérita
Recreativa Dramática Particular Parnahybense. Com objetivos culturais, voltados
principalmente para as artes cênicas e filantrópicas, a Sociedade revertia sua
arrecadação à população carente, aos doentes e, quando necessário, aos funerais
dos sócios.
Anos depois, em 1908, com a dissolução da
Sociedade, todo o acervo existente e o dinheiro em caixa foram doados para a
Santa Casa de Misericórdia. A doação auxiliou na construção do prédio da Santa
Casa, em 1909, coordenada pelo Capitão, depois Coronel Raymundo Ignácio da
Cruz, membro da diretoria da Santa Casa de Misericórdia, e que foi prefeito da
cidade de 1911 a 1913.
Em 1919, o casal Amélia Sant’Anna Leite e
Braz da Silva Leite vendeu o terreno, onde estava instalado o cinema, para a
Santa Casa. Esta por sua vez arrendou o prédio para vários empresários,
responsáveis pela exibição dos filmes.
No ano seguinte, 1920, a edificação passou
por reformas. E, em maio desse mesmo ano, foi inaugurado o Cine Teatro Coronel
Raymundo, cujo patrono havia falecido em 1917.
Em 1926, além do cinema, o espaço abrigava
um bilhar e um botequim. Nesse período, eram apresentados filmes mudos, com
diversos carretéis, o que fazia com que houvesse de 10 a 12 partes por filme e
intervalos para a troca de carretel.
Parque Shopping (Barueri - SP)
Inauguração : 06/07/2012
Endereço : Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400
LUC 3001 - Bairro Aldeia - Parque Shopping Barueri
Barueri - SP
Exibidor : Cinépolis
Telefone : (11) 4191.4625
Capacidade total : 1864 lugares
9 salas 100% digitais (4 salas 3D, 2 VIP's e 1 Macro XE - Extreme Experience)
A sala XE - Extreme Experience é a maior com 389 lugares, tela gigante com nitidez de imagem com projeção 4K e som de 13 mil watts de potência.
Fotos : Antonio Ricardo Soriano - 06/2014
Endereço : Rua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400
LUC 3001 - Bairro Aldeia - Parque Shopping Barueri
Barueri - SP
Exibidor : Cinépolis
Telefone : (11) 4191.4625
Capacidade total : 1864 lugares
9 salas 100% digitais (4 salas 3D, 2 VIP's e 1 Macro XE - Extreme Experience)
A sala XE - Extreme Experience é a maior com 389 lugares, tela gigante com nitidez de imagem com projeção 4K e som de 13 mil watts de potência.
Fotos : Antonio Ricardo Soriano - 06/2014
Sala Barueri de Cinema (Barueri - SP)
Inauguração : 19/03/2014
Endereço : Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto
Auditório do Centro de Eventos de Barueri
Barueri - SP
Telefone : (11) 4199.1600
Capacidade : 497 lugares
Programação : www.barueri.sp.gov.br
Sessões gratuitas aos domingos, às 18 horas.
Curiosidades :
Barueri disponibiliza um ônibus gratuito, que sai de frente da Prefeitura, todos os domingos, a partir das 17 horas, fazendo o trajeto de ida e volta ao cinema. A sala foi adaptada com telão, cortinas, iluminação e som especiais. No dia da inauguração, o público teve a oportunidade de assistir ao filme nacional "Onde está a felicidade?", com a presença da atriz Bruna Lombardi e o diretor do filme Carlos Alberto Riccelli.
Endereço : Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto
Auditório do Centro de Eventos de Barueri
Barueri - SP
Telefone : (11) 4199.1600
Capacidade : 497 lugares
Programação : www.barueri.sp.gov.br
Sessões gratuitas aos domingos, às 18 horas.
Curiosidades :
Barueri disponibiliza um ônibus gratuito, que sai de frente da Prefeitura, todos os domingos, a partir das 17 horas, fazendo o trajeto de ida e volta ao cinema. A sala foi adaptada com telão, cortinas, iluminação e som especiais. No dia da inauguração, o público teve a oportunidade de assistir ao filme nacional "Onde está a felicidade?", com a presença da atriz Bruna Lombardi e o diretor do filme Carlos Alberto Riccelli.
Assinar:
Postagens (Atom)
Arquivo do blog
-
►
2024
(14)
- ► outubro 2024 (1)
- ► julho 2024 (12)
- ► janeiro 2024 (1)
-
►
2021
(18)
- ► junho 2021 (5)
- ► janeiro 2021 (7)
-
►
2020
(1)
- ► dezembro 2020 (1)
-
►
2019
(22)
- ► janeiro 2019 (22)
-
►
2018
(18)
- ► outubro 2018 (6)
- ► junho 2018 (3)
- ► abril 2018 (6)
- ► janeiro 2018 (3)
-
►
2017
(16)
- ► setembro 2017 (1)
- ► junho 2017 (15)
-
►
2016
(24)
- ► novembro 2016 (1)
- ► agosto 2016 (2)
- ► julho 2016 (1)
- ► junho 2016 (5)
-
►
2015
(152)
- ► novembro 2015 (1)
- ► outubro 2015 (11)
- ► agosto 2015 (7)
- ► julho 2015 (38)
- ► junho 2015 (39)
- ► abril 2015 (33)
- ► março 2015 (1)
- ► fevereiro 2015 (7)
- ► janeiro 2015 (1)
-
►
2014
(258)
- ► dezembro 2014 (32)
- ► novembro 2014 (26)
- ► outubro 2014 (11)
- ► setembro 2014 (26)
- ► agosto 2014 (43)
- ► junho 2014 (37)
- ► abril 2014 (29)
- ► março 2014 (18)
- ► fevereiro 2014 (15)
- ► janeiro 2014 (2)
-
►
2013
(85)
- ► dezembro 2013 (13)
- ► novembro 2013 (10)
- ► outubro 2013 (8)
- ► setembro 2013 (5)
- ► agosto 2013 (27)
- ► junho 2013 (5)
- ► abril 2013 (4)
- ► março 2013 (4)
- ► fevereiro 2013 (6)
- ► janeiro 2013 (3)
-
►
2012
(7)
- ► dezembro 2012 (3)
- ► setembro 2012 (2)
- ► agosto 2012 (1)
- ► janeiro 2012 (1)
-
►
2011
(13)
- ► novembro 2011 (1)
- ► outubro 2011 (1)
- ► agosto 2011 (8)
- ► junho 2011 (1)
- ► março 2011 (1)
-
►
2010
(19)
- ► novembro 2010 (2)
- ► outubro 2010 (1)
- ► setembro 2010 (1)
- ► agosto 2010 (1)
- ► julho 2010 (6)
- ► junho 2010 (1)
- ► abril 2010 (1)
- ► março 2010 (5)
-
►
2009
(123)
- ► dezembro 2009 (1)
- ► novembro 2009 (10)
- ► outubro 2009 (8)
- ► setembro 2009 (23)
- ► agosto 2009 (32)
- ► julho 2009 (1)
- ► junho 2009 (2)
- ► abril 2009 (2)
- ► março 2009 (8)
- ► fevereiro 2009 (4)
- ► janeiro 2009 (1)
-
►
2008
(187)
- ► dezembro 2008 (6)
- ► novembro 2008 (21)
- ► outubro 2008 (7)
- ► setembro 2008 (15)
- ► agosto 2008 (56)
- ► julho 2008 (2)
- ► junho 2008 (7)
- ► abril 2008 (13)
- ► março 2008 (7)
- ► fevereiro 2008 (41)
- ► janeiro 2008 (6)
-
►
2007
(26)
- ► dezembro 2007 (8)
- ► novembro 2007 (1)
- ► setembro 2007 (1)
- ► agosto 2007 (5)
- ► abril 2007 (7)
- ► fevereiro 2007 (2)
- ► janeiro 2007 (2)
-
►
2006
(98)
- ► novembro 2006 (1)
- ► setembro 2006 (4)
- ► junho 2006 (6)
- ► abril 2006 (36)
- ► janeiro 2006 (1)
-
►
2001
(12)
- ► dezembro 2001 (2)
- ► novembro 2001 (2)
- ► outubro 2001 (1)
- ► setembro 2001 (1)
- ► agosto 2001 (1)
- ► julho 2001 (1)
- ► junho 2001 (1)
-
►
2000
(41)
- ► dezembro 2000 (5)
- ► outubro 2000 (3)
- ► setembro 2000 (10)
- ► agosto 2000 (7)
- ► julho 2000 (1)
- ► março 2000 (3)
- ► fevereiro 2000 (6)
ACESSE O BLOG INICIAL
BIBLIOGRAFIA DO BLOG
PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA
1. Arquivos institucionais e privados
Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.
2. Principais publicações
Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.
Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.
Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.
Periódico Acrópole (1938 a 1971)
Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981
Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990
Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos
FONTES DE IMAGEM
Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.
Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.
PRINCIPAIS COLABORADORES
Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.
OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.