São Paulo (Agudos - SP)


Theatro São Paulo
Inauguração pública : 25/01/1927
Fundador : Arcângelo Napoleone
Endereço : Av. Rui Barbosa - Praça Tiradentes - Centro
Agudos - SP
Capacidade: cerca de 600 lugares
Em funcionamento ? : Não 
Mas o prédio foi restaurado e transformado em Centro Cultural.

A HISTÓRIA DO CINE-TEATRO SÃO PAULO

A construção do Theatro São Paulo data de 1910. Sua proprietária, Carolina de Oliveira Rocha, filha do Coronel Delfino Alexandrino de Oliveira Machado e casada com José Botelho, era uma mulher empreendedora, dinâmica e à frente de seu tempo. Realizava negócios com homens sem se sentir inferiorizada por sua condição de mulher, algo incomum na época. Essa personalidade forte levou-a a construir um teatro em Agudos, na primeira década do século XX.

Logo após sua construção, e até o ano de 1926, o teatro foi arrendado ao italiano Fortunato Andreotti.

Em 1926, Carolina, ainda proprietária do teatro, vende-o ao construtor de obras Arcângelo Napoleone, que, após a compra, inicia quase imediatamente uma grande reforma. Arcângelo projeta uma nova fachada voltada para a Avenida Rui Barbosa, ampliando a área total do edifício. Internamente, remodela as frisas, os camarotes e constrói o salão nobre, conferindo ao prédio uma beleza incomparável, inspirada nos mais belos teatros europeus.

Em 25 de janeiro de 1927, o Theatro São Paulo é reinaugurado. A partir de então, e até 1931, foi administrado pela família Napoleone, que, além de exibir filmes, trazia ao público de Agudos grandes companhias teatrais.

Em 1931, o cinema foi arrendado por João Bigarelli, sob cuja administração o cine-teatro permaneceu até 1953. Nesse ano, Bigarelli cedeu seus direitos de administração para Ângelo Zonta, com quem o cinema veio a encerrar suas atividades no ano de 1976.

Após permanecer fechado por um breve período, a família Napoleone reassume a direção do Cine-Teatro São Paulo, permanecendo até o final da década de 1970. Em meados dos anos 1980, o cinema é comprado pelo Banco do Brasil e quase é destruído pelo tempo, tendo sido abandonado até 1995.

Em 1995, o prefeito Marco Antônio da Silva, ao assinar o compromisso de compra do Cine-Teatro São Paulo, transforma-o em patrimônio histórico da cidade. A partir de então, o edifício passa a pertencer ao município, com o objetivo de retomar suas atividades como Centro Cultural.

Fonte : Blog Bauru Cine Clube.





















2015



Arquivo do blog

ACESSE O BLOG INICIAL


BIBLIOGRAFIA DO BLOG

PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.