Engenho Grande (Araras - SP)

Inauguração : 1959
Endereço : Colônia da Usina São João, ao lado da entrada do
Estádio Engenho Grande.
Araras - SP

Com o mesmo nome da praça esportiva, o Cine Engenho Grande servia às pessoas que viviam na Usina e funcionava somente nos finais de semana.

Em funcionamento ? : Não. Encerrou as atividades nos anos de 1980.
O lindo cinema permanece intacto até hoje!

2011



Vitória (São Caetano do Sul - SP)

Inauguração solene : 29/09/1953 (21 horas)
Inauguração pública : 30/09/1953
Filme inaugural : "O Falcão Dourado", com Rhonda Fleming e Sterling Hayden.
A avant-première foi patrocinada pelo Rotary de São Caetano do Sul, em prol da construção de um posto de puericultura.
Fundador : Victório Dal'Mas

Endereço : Rua Baraldi, 743 - Centro
São Caetano do Sul - SP

Exibidor : Cia. Cinematográfica Serrador
Som e projeção : Simplex XL
O cinema tinha uma acústica bem cuidada para eliminar ruídos externos e distribuir uniformemente a intensidade sonora.
Capacidade : cerca de 2400 lugares

Depois, foi transformado em duas salas : Vitória I e Vitória II.

Em funcionamento ? : Não. A sala 1 fechou em 1996 e a 2, em 1998.
A última sessão ocorreu em 01/09/1998, com o filme "Armageddon".
Em 2000, Victório Dal'Mas Neto, o então proprietário do antigo cinema, transformou o espaço em um salão para eventos. Mais tarde, os espaço foi utilizado para bingo e, depois, igreja evangélica.

Curiosidades :
O prédio do cinema teve sua construção iniciada em 1950, por Victório Dal'Mas. Além do cinema, possuía 56 salas comerciais, vários salões e uma galeria de 12 mil metros quadrados.
As sessões apresentadas nos aniversários do cine Vitória eram todas beneficentes, cuja renda bruta era revertida em prol de muitas entidades assistenciais.

Breve histórico :
O fundador Victório Dal'Mas administrou o cinema até 1978, ano em que faleceu. Com a morte, uma divisão de bens, fez com que o cinema ficasse nas mãos de João Dal'Mas e Victório Dal'Mas Neto, respectivamente, filho e neto do fundador.
Até o início dos anos de 1990, o cinema foi dirigido por pai e filho, mas, com o falecimento de João Dal'Mas em 1992, coube a Victório Dalmas Neto, a missão de continuar com o negócio da família.
Entre 1992 e 1997, o cine Vitória foi perdendo público para os cinemas de shopping (além dos DVD's e da pirataria) e, em 1998, encerrou as atividades. Em 2000, Victório Dal'Mas Neto transformou o antigo cinema em um salão para eventos, o Victória Hall.

Fontes de pesquisa :
Site da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.
Revista "Raízes",
publicação da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.
Texto de Priscila Gorzoni :
"Lembranças do cine Vitória e dos docinhos do Tio Vicente".

1978
2010
2010
2016
2017

São Caetano do Sul (São Caetano do Sul - SP)

Inauguração : 04/12/1963
Programa inaugural : "Os Sete Cavaleiros do Diabo" e "Taxi, Senhor?".
Endereço : Rua Carlos de Campos, 120 - Centro
São Caetano do Sul - SP
Antigo Salão Paroquial, de propriedade dos padres estigmatinos.
Capacidade : cerca de 500 lugares
Depois, a partir de 01/06/1974, cine Aquarius, administrado pelos irmãos Lorenzini.
Com o filme inaugural : "E Agora Me Chamam Providence... E Daí?", com Tomas Milian.
Em funcionamento ? : Não. O antigo cinema foi transformado, inicialmente, em parque infantil e, no ano de 2000, em quadra poliesportiva do Instituto de Ensino Sagrada Família. Atualmente, o espaço sedia a filial de uma faculdade.

Fontes de pesquisa :
Site da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.
Revista "Raízes",
publicação da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.

2011
2017

Central (São Caetano do Sul - SP)

Inauguração : Outubro/1922
Filme inaugural : "Argila Humana", de David Howard, com Milton Sills.
Construtor : Ettore Lantieri
Exibidor : Attílio Santarelli. A partir de 1923, Maximiliano Lorenzini.
Endereço : Rua Perrella, 319 - Fundação
São Caetano do Sul - SP
Capacidade : cerca de 900 lugares
Em funcionamento ? : Não. Funcionou até 1949.
Apenas a fachada do cinema foi preservada. No local, funciona uma unidade do Correios.
Curiosidades :
Foi o primeiro cinema da cidade.
Junto ao palco, uma banda executava números musicais, para animar a ansiosa espera para o início da projeção. Durante a exibição de filmes mudos, músicas executadas ao vivo acompanhavam as cenas, ora alegres ou românticas, ora tristes ou violentas. Outras vezes, no início do cinema sonoro, a projeção era acompanhada pelo som de discos (através do aparelho Vitafone).
O proprietário Maximiliano Lorenzini ficava sempre à porta do cinema, procurando controlar tudo e resolver todos os problemas. Alguns minutos após o início do filme, observava as pessoas que estavam por perto e perguntava se nutriam interesse em entrar. Se a resposta fosse positiva, o preço do ingresso poderia baixar até que se completasse a lotação do cinema.
Era costume, no final do ano e no Natal, o Sr. Maximiliano distribuir balas às crianças.
Nos anos de 1920, em São Caetano, havia dois cinemas, o cine Parque Monte Alegre e o Central, sendo que a programação era a mesma. Por isso, as fitas eram transportadas, de um cinema para o outro, através de crianças que, depois, permaneciam no cinema para assisti-las.
Durante a Revolução de 1924, o cine Central serviu de hospital e banco de sangue para socorrer os feridos.

"Maximiliano Lorenzini, meu sogro, foi um pioneiro. Fez do cinema a maior razão de sua vida. O cinema era a sua segunda família", diz Victória Gomes Lorenzini.

Crônica :
Lembranças do Cinema Central
Por Manoel Cláudio Novaes, para seu livro "Nostalgia", de 1976.

Era o único cinema da cidade, Cinema Central, localizado na
Rua Perrella.

Aos domingos, matinée, com início às quatorze horas. Não havia fila para a compra dos ingressos. Não fora ainda inventada. Todos amontoavam-se numa enorme confusão e gritaria: "Me dá meia, Mafalda!", "Me dá duas meias!" ou "Me dá uma, Riccieri!". A parda gritaria das crianças, uma campainha elétrica a estridular desde a abertura da bilheteria até o início da sessão cinematográfica!

Na frente do cinema alinhavam-se os vendedores de guloseimas. 'Luiz Sorveteiro', com sua carrocinha. Sorvete de limão, de creme e chocolate. Sorvete em casquinha. O picolé era ainda desconhecido. Era necessário tomar logo o sorvete, porque derretia-se com uma facilidade incrível. Mais tarde apareceram novos sorveteiros, o Carmelo e seu pai. Vendiam sorvete em casquinha, tipo italiano, massa densa, não derretia com facilidade. O Andó com sua carroça de frutas, os vendedores de amendoim. O cinema possuía uma bomboniére onde havia grande variedade de balas, chocolates, pipoca doce (inexistia pipoqueiro nas ruas).

O cinema possuía frisas em plano mais elevado e atrás destas algumas fileiras de poltronas, preferidas pelos namorados. A plateia possuía duas fileiras de poltronas, separadas ao meio. Do lado direito de quem entrava, mais ou menos da metade para a frente, ficavam os meninos; do lado esquerdo, na mesma proporção, as meninas. Jamais um garoto que se prezasse passaria para o lado das meninas. As demais poltronas eram ocupadas pelos adultos. Disse poltronas, entenda-se de madeira. Lá na frente um palco com a tela. Aqui ficava o projetor, atrás da tela. O filme era projetado do palco para a plateia.

Em baixo, junto ao palco, a orquestra. Infelizmente não lembro o nome de todos os músicos. Ao piano, a professora dona Elisa; no baixo (rabecão), Matheus Negro; no violino, o Baptista. O flautista e o violonista completavam o conjunto.

Muita algazarra que atingia o máximo de decibéis quando do sinal para o início da sessão. A tela, de pano, era molhada, antes da projeção, com jatos d'água por bombas de bambu, munidas de êmbolo.

Os filmes eram silenciosos. Terminada uma parte, acendiam-se as luzes, e enquanto o operador trocava o rolo, comentários sobre a parte presenciada e algazarra da criançada. A orquestra executava números conforme a natureza do filme - valsas, quando drama; marchinhas, quando comédias.

Quando o filme era sobre guerra, então Riccieri Lorenzini e um empregado, por detrás da tela, com o som do bumbo imitavam os tiros de canhão; com a caixa, metralhadora.

Havia intervalo de dez ou quinze minutos. A criançada corria para a rua, depois de obter a 'senha' na porta, para comprar guloseimas e devorá-las dentro do cinema! Sorvetes, amendoins, balas, chocolates, laranjas, tangerinas e... até melancia! Pobres encarregados da limpeza!

Filmes de 'far-west', com Tom Mix e seu cavalo Tony, dramas: "Sangue e Areia", "O Filho do Sheik", "O Ladrão de Bagdad", "O Pirata Negro", "Os Três Mosqueteiros", "Beau Geste", "O Rei dos Reis", "Ben-Hur" e comédias, entre elas, "Em Busca do Ouro". Ah! os grandes ídolos da época: Rodolpho Valentino, Pola Negri, Ronald Colman, Douglas Fair-banks (pai), Mary Pickford, Ramon Novarro, Charles Chaplin, Thomas Meigan, Glória Swanson, Clara Bow, Wylma Banky, John Gilbert, Lary Simon, Chico Bóia, Buster Keaton, Harold Lloyd e tantos, tantos outros.

Os letreiros dos filmes ocupavam toda a tela, de sorte que os diálogos era intercalados entre os personagens. A propósito, lembro-me que no final de uma comédia, Harold Lloyd perguntou à mocinha se queria casar com ele. "Sim!", respondeu a mocinha. Este advérbio ocupou o centro da tela - letras brancas em fundo preto, em todo o quadrilátero, e a criançada acompanhou, alto, a una você: "Sim!".

Os seriados! Cada capítulo terminava com o mocinho ou a mocinha em situação perigosa. Saíamos do cinema tentando adivinhar como os nossos heróis se safariam do perigo e esperar uma longa e interminável semana!

Curioso, naquela época, parecia-me que uma semana demorava um ano para passar! Hoje, parece-me que um ano 'voa' como uma semana!...

Fontes de pesquisa :
Site da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.
Revista "Raízes",
publicação da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.

2010
2011

Max (São Caetano do Sul - SP)

Inauguração : 1944
Filme inaugural : "Sonhando de Olhos Abertos", com Danny Kaye.
Proprietário : Maximiliano Lorenzini
Endereço : Av. Conde Francisco Matarazzo, 1099 - Centro
São Caetano do Sul - SP
Capacidade : cerca de 2250 lugares
Em funcionamento ? : Não
Histórico :
Embora fossem utilizados, na construção, somente materiais de primeira linha, por alguma falha técnica, o teto desmoronou quando o cine Max estava quase pronto. O acontecido, porém, não abateu o entusiasmo da família Lorenzini e o cinema foi inaugurado em 1944.
Com a morte do filho Gentile, em 1942, Maximiliano Lorenzini ficou paralítico. Mesmo na cadeira de rodas, assistiu à inauguração do cine Max, seu maior sonho. Era também em sua cadeira de rodas que comandava, com dinamismo e determinação, para que seu sonho não morresse. Assim, com esse exemplo dignificante, conseguiu incutir nos filhos, como um grande legado sem dúvida, seu amor ilimitado pela sétima arte. Após sua morte, ocorrida em 21 de julho de 1948, coube aos filhos, já devidamente preparados, a continuação de seu trabalho
Curiosidades :
Na época, a tela instalada no cinema chegou a ser considerada a segunda maior da América Latina.
O cinema foi projetado por um arquiteto alemão, sendo o terceiro da família Lorenzini.
O traje para ir neste cinema era social; as mulheres com roupas adequadas, e os homens, sempre de paletó e gravata. Esta última era indispensável e o cinema já contava com um estoque de gravatas para emprestar aos menos prevenidos.

Fontes de pesquisa :
Site da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.
Revista "Raízes",
publicação da Fundação Pró-Memória São Caetano do Sul.


Fátima (São Paulo - SP)

Inauguração pública : 25/09/1951
Programa inaugural :
"Winchester 73", com James Stewart e "Pânico nas Ruas", com Richard Widmark e Jack Palance.
Endereço : Rua do Orfanato, 1782 - Vila Prudente
Capacidade : cerca de 800 lugares
Em funcionamento ? : Não

Ribalta (Orlândia - SP)

Inauguração : 04/10/1969
Proprietário : Oswaldo Garbim
Filme inaugural : "Io Ti Amo" (Itália, 1968), de Antonio Margheriti.
Endereço : Av. Cinco, 293
Capacidade : 530 lugares
Projetores Triunph
Em funcionamento ? : Não 
Abrigou uma igreja evangélia e agora virou uma loja.



Cinesystem Belas Artes Frei Caneca

Inauguração solene : 02/08/2001
Inauguração pública : 03/08/2001
Filme inaugural : “Memórias Póstumas”, de André Klotzel.
Endereço : Rua Frei Caneca, 569 - 3º Piso - Cerqueira Cesar
Shopping Frei Caneca - São Paulo - SP
9 salas

O complexo foi inaugurado pelo Circuito Cinearte, que abrangia o Circuito Espaço de Cinema e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, implantando um novo conceito de cinema no mercado exibidor brasileiro, combinando filmes de arte e alternativos com o cinema comercial. O complexo passou a se chamar Espaço Unibanco de Cinema Frei Caneca e, a partir de 2010,  Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, com nova identidade visual.

A partir de 01/05/2024, as salas do Espaço Itaú de Cinemas passaram a ser operadas pela Cinesystem. Com excessão das salas de cinema da Rua Augusta, que continuam sendo administradas por Adhemar de Oliveira.




A Cinesystem, uma das principais redes de cinemas do Brasil, anunciou uma parceria estratégica com o cinema Belas Artes, resultando na reabertura de complexos em São Paulo e no Rio de Janeiro sob a nova denominação Cinesystem Belas Artes. Essa mudança, ocorreu em 6 de junho de 2025 e abrange os cinemas localizados no Shopping Frei Caneca, em São Paulo, e no Botafogo, no Rio de Janeiro. A gestão da programação desses cinemas ficará a cargo da Cinesystem, que já possui uma reputação consolidada no circuito alternativo de exibição cinematográfica.

Com a nova identidade, a Cinesystem manterá sua infraestrutura característica, que inclui o Clube da Pipoca, um programa de vantagens que oferece benefícios aos clientes. Os assinantes do Belas Artes à la Carte poderão usufruir de um desconto de 50% nas entradas dos novos complexos, o que representa uma estratégia de fidelização e incentivo ao público. Além da programação regular, o Cinesystem Belas Artes se compromete a promover sessões temáticas e festivais, ampliando assim a oferta cultural disponível aos espectadores.

Programação e Curadoria

O Cinesystem Belas Artes se destacará por sua curadoria cuidadosa e diversificada, oferecendo eventos como o Noitão, que exibe filmes durante a madrugada, e o Porão Belas Artes, uma sessão dedicada ao gênero terror. Essas iniciativas visam não apenas entreter, mas também criar um espaço de discussão e reflexão sobre o cinema, alinhando-se à tradição do Belas Artes como um cinema de rua que valoriza a programação alternativa. O presidente do Belas Artes Grupo, André Sturm, enfatizou que a principal meta dessa colaboração é expandir a presença cultural do Belas Artes, aumentando o acesso a conteúdos cinematográficos diversificados e promovendo um circuito de arte de qualidade.

Marcos Barros, fundador da Cinesystem, ressaltou a importância dessa união, afirmando que ela visa integrar a valorização da cultura ao DNA da companhia. Ele destacou que a Cinesystem é reconhecida pelo conforto e pela tecnologia que oferece em seus empreendimentos, enquanto o Belas Artes é uma referência em curadoria de filmes. Essa combinação promete trazer o melhor dos dois mundos para os frequentadores dos cinemas.

Expansão e Futuro

Desde abril do ano passado, a Cinesystem já havia assumido quatro salas que anteriormente pertenciam ao grupo Espaço Itaú, incluindo os cinemas do Frei Caneca e do Botafogo. A nova parceria com o Belas Artes representa um passo significativo na estratégia de expansão da rede, que busca não apenas aumentar sua presença no mercado, mas também enriquecer a experiência cinematográfica oferecida ao público. Em breve, outros seis espaços da Cinesystem também receberão a Sessão Belas Artes, que substituirá o atual Cine Atelier, reforçando o compromisso da rede em oferecer uma experiência cinematográfica de qualidade e acessível.

Essa iniciativa não apenas amplia a oferta cultural, mas também reflete uma tendência crescente no setor cinematográfico, onde a curadoria e a programação alternativa ganham cada vez mais espaço em um mercado que, historicamente, tem sido dominado por grandes produções comerciais. A colaboração entre a Cinesystem e o Belas Artes pode ser vista como uma resposta a essa demanda por diversidade e qualidade no cinema, promovendo um ambiente onde o público pode explorar novas narrativas e experiências cinematográficas.
















Avenida (Leme - SP)

Endereço : Av. Joaquim Lopes Aguila, 416 - Centro
Leme - SP
Telefone : (19) 3554.3784
cineavenida.com

2011
2017

PlayArte Plaza Sul (São Paulo - SP)

Inauguração : 2007
Exibidor : Playarte
Endereço : Praça Leonor Kaupa, 100 - Bosque da Saúde
Telefone : (11) 5058.1462
www.playarte.com.br
6 salas



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PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA

1. Arquivos institucionais e privados

Bibliotecas da Cinemateca Brasileira, FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Mackenzie.

2. Principais publicações

Acervo digital dos jornais Correio de São Paulo, Correio Paulistano, O Estado de S.Paulo e Folha de S.Paulo.

Acervo digital dos periódicos A Cigarra, Cine-Reporter e Cinearte.

Site Arquivo Histórico de São Paulo - Inventário dos Espaços de Sociabilidade Cinematográfica na Cidade de São Paulo: 1895-1929, de José Inácio de Melo Souza.

Periódico Acrópole (1938 a 1971)

Livro Salões, Circos e Cinemas de São Paulo, de Vicente de Paula Araújo - Ed. Perspectiva - 1981

Livro Salas de Cinema em São Paulo, de Inimá Simões - PW/Secretaria Municipal de Cultura/Secretaria de Estado da Cultura - 1990

Site Novo Milênio, de Santos - SP
www.novomilenio.inf.br/santos

FONTES DE IMAGEM

Periódico Acrópole - Fotógrafos: José Moscardi, Leon Liberman, P. C. Scheier e Zanella.

Fotos com publicação autorizada e exclusivas para o blog dos acervos particulares de Joel La Laina Sene, Caio Quintino,
Luiz Carlos Pereira da Silva e Ivany Cury.

PRINCIPAIS COLABORADORES

Luiz Carlos Pereira da Silva e João Luiz Vieira.

OUTRAS FONTES: INDICADAS NAS POSTAGENS.